imãs - Conjuntos Magnéticos


Conjunto magnético para alto falante


Circuito Magnético - Alto Falantes

Este conjunto magnético é formado unindo-se a placa polar inferior ao ferrite e à placa polar superior, geralmente através da colagem com adesivos esperciais. O conjunto assim formado é magnetizado posteriromente à montagem do alto-falante e tem por finalidade criar um campo magnético constante e uniforme na região localizada entre o diâmetro interior da placa polar superior e o cilindro (ou pino) da placa polar inferior, tambèm chamada de T-Yoke. Essa região é conhecida como o GAP ou entre-ferro do alto-falante. O conjunto magnético é popularmente conhecido como "imã" do alto-falante.

Vista Circuito

O campo magnético formado terá linha de força paralelas à direção da placa polar superior. É este campo que dará "força" ao alto-falante. Quando se deseja um campo magnético ainda mais uniforme, podem-se utilizar outros materiais em substituição ao ferrite, como por exemplo, o Neodímio. Este é um material mais "magnetizável" que o ferrite, porém com um custo muito maior.

Resumindo: O circuito magnético tem por finalidade criar um campo magnético constante e uniforme no entre-ferro(ou gap).