CARROS ELÉTRICOS – A TECNOLOGIA DOS ÍMÃS SOB RODAS

Os carros com motor elétrico têm sido a principal aposta mundial da indústria por serem menos poluentes, mais sustentáveis, e contribuírem para um planeta mais limpo.

Mas você sabia que o ÍMÃ é muito utilizado na composição de alguns motores elétricos?

1. MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA:

Este motor, mais simples, é alimentado por uma corrente contínua de bateria. O estator (fixo) é constituído por ímãs, e o rotor (rotativo) possui uma bobina elétrica dentro. Quando a bateria transfere energia para o rotor, a corrente elétrica que passa pelas bobinas gera uma força magnética com pólos invertidos em relação aos ímãs do estator, que se repelem causando a rotação do rotor e produzindo movimento.

exemplo de motor de corrente contínua

Estes motores são geralmente utilizados em carros para abrir e fechar vidros elétricos e retrair e expandir os retrovisores.

2. MOTOR SÍNCRONO DE IMÃ PERMANENTE:

Este motor é formado por um estator bobinado e um rotor constituído de ímã permanente. O ÍMÃ DE NEODÍMIO é o mais utilizado nestes motores, por sua alta permeabilidade e intensidade de campo magnético.

Inicialmente, o estator é alimentado por uma fonte externa gerando campo magnético. Com isso, o ímã do rotor interage com esse campo magnético, fazendo com que os pólos opostos dos campos se atraiam e se alinhem e o rotor gire e produza movimento.

exemplo de motor com imã permanente (imã de neodímio)

Nesse caso, como o rotor possui um ímã permanente e tem seu próprio campo magnético, não é mais necessário induzir novamente um novo campo magnético no rotor, evitando perdas e aquecimento. Além disso, este motor tem uma melhor eficiência, alto torque em velocidades baixas, além de ser compacto e mais leve.

Modelos de carros elétricos que utilizam este tipo de motor: Toyota Prius, Nissan Leaf, Kia Soul EV

 

PARA SABER MAIS SOBRE ÍMÃS

Clique aqui e entre em contato com a Koimãs.

1 comentário em “CARROS ELÉTRICOS – A TECNOLOGIA DOS ÍMÃS SOB RODAS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.