Conheça o tipo de ímã mais forte da terra

ímãs de neodímio

Existem muitos tipos de ímãs, como os ímãs permanentes ou inflexíveis, que criam seu próprio campo magnético o tempo todo; e os ímãs temporários ou flexíveis, que só produzem campos magnéticos na presença de um outro campo magnético. Também existem os eletromagnetos, que produzem campos magnéticos só quando a eletricidade passa por sua estrutura.

Dependendo do seu material de fabricação, os ímãs produzem forças diferentes, mais fortes ou mais fracas.

Os tipos de ímãs mais fortes da Terra são justamente os que fazem parte de uma categoria chamada de metais de terras raras, como os ímãs de neodímio, que contêm ferro e boro; e os ímãs de samário-cobalto, que combinam o cobalto com o elemento de terras raras.

O PODEROSO ÍMÃ DE NEODÍMIO

O ímã de neodímio, também conhecido como o ‘ímã de neodímio-ferro-boro’, ou ainda ‘ímã de terras raras’, é um ímã bastante poderoso. Ele é composto por uma combinação de neodímio, ferro e boro — Nd2Fe14B.

O ímã de neodímio é muito poderoso em relação à sua massa. Por outro lado, é mecanicamente frágil e em temperaturas acima de 120°C perdem irreversivelmente o seu magnetismo.

Um ímã de neodímio médio interage com tanta intensidade com o campo magnético terrestre, a ponto de se alinhar aos polos magnéticos como uma bússola.

É preciso cautela no uso de um ímã de neodímio, já que ímãs, um pouco maiores que uma moeda, suportam pesos de mais de 10 kg, e podem prensar a pele ou dedos quando atraídos por outro objeto magnético.

 

PARA SABER MAIS SOBRE ÍMÃS

Clique aqui e entre em contato com a Koimãs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat