Os ímãs de alnico geralmente são usados em projetos específicos, em que o cliente necessita de alta resistência a oxidação e resistência térmica. Sua estabilidade a altas temperaturas, independente das condições, é seu principal diferencial.
Ao longo desta leitura separamos tópicos principais sobre estes materiais para te ajudar entender mais:
- O que são os Ímãs de Alnico?
- Temperatura de trabalho
- Aplicações dos Ímãs de Alnico
- Diferenças entre Ímã de Alnico e Ímã de Samário Cobalto
O que são os Ímãs de Alnico?
Os ímãs de alnico foram um dos primeiros a chegar no mercado, na década de 1920, antes mesmo das Terras-Raras, por isso suas características são diferentes.
Sua composição se baseia em: Alumínio (AL), Níquel (NI) e Cobalto (CO). Há quem diga que o nome surgiu por uma alusão às iniciais de cada componente.
A presença dos ímãs é ampla e essencial por sua resistência à altas temperatura. O objeto é usável, e não oxida, por isso também não apresenta necessidade de revestimentos ou tratamentos superficiais, podendo ser usinável com ferramentas diamantadas ou retíficas.
São encontrados em vários formatos, como tarugos, barras, ferraduras e cilindros.
Temperatura de trabalho
Um ímã de alnico possui uma característica destaque, que é a temperatura de trabalho. Como observamos no início deste artigo, os ímãs de alnico apresentam grande estabilidade a temperaturas altas.
Eles conservam todas suas propriedades magnéticas em uma gama de temperatura extrema, que pode variar de 250 ºC a 500 ºC, atingindo um ponto Curie de 850 ºC, sendo o mais alto entre os ímãs.
Aplicações dos Ímãs de Alnico
Os ímãs de alnico geralmente são usados em projetos específicos, em que o cliente necessita de alta resistência a oxidação e resistência térmica. Por exemplo, é muito utilizado como “filtro” em motores de carro ou caixa de óleo para atrair partículas ferrosas e não deixar que resíduos contaminem e prejudiquem o funcionamento destes equipamentos.
Diferenças entre Ímã de Alnico e Ímã de Samário Cobalto
Conhecer a diferença entre os ímãs de alnico e samário cobalto nos permite decidir com assertividade qual dos produtos é o mais adequado para o projeto ou demanda.
Ambos os materiais apresentam um bom comportamento mediante a oxidação e tem alta indução magnética. Além disso, tem grande estabilidade a altas temperaturas. Porém, a potência do campo e força magnética do Alnico é bem inferior ao Samário Cobalto; em compensação, o custo do Samário Cobalto é bem superior ao do Alnico.