Os ímãs de ferrite são materiais muito populares para indústrias e usinas, pois são os principais componentes presentes na produção de motores, automóveis e até mesmo discos abrasivos.
Os ímãs de ferrite são históricos e populares em todo o mundo, pois sua composição é versátil e pode ser fabricada em diversos tipos, formatos e campos magnéticos consideráveis para cada aplicação, seja para alto-falantes ou para dimensões mais fracas como os ímãs utilizados em geladeiras.
Neste artigo separamos as principais características e informações sobre os ímãs de ferrite para que você possa conhecer, esclarecer suas dúvidas e até mesmo entender se ele é o material ideal para o seu projeto. Confira os principais tópicos presentes neste artigo e continue lendo:
- O que são os ímãs de ferrite?
- História dos ímãs de ferrite
- Propriedades dos ímãs de ferrite
- Aplicações dos ímãs de ferrite
- Quais são os benefícios dos ímãs de ferrite?
O que são os ímãs de ferrite?
Ímã de ferrite é um material ferromagnético e sua composição se baseia em composto de ferro, boro, bário, estrôncio ou molibdênio. Em outras palavras, são utilizados para produção dos ímãs de ferrite, óxidos de ferro e carbonato de estrôncio Y-30 ou de bário Y-25.
A produção do ferrite se baseia na maceração de todos os materiais em cristais finos e sua compressão sob a ação de um campo magnético externo, em cerca de 400k/m. Os ímãs de ferrite são altamente resistentes a altas temperaturas, algo em torno de 300ºC, e resiste também à corrosão.
Hoje em dia os ímãs de ferrite são utilizados por diversas usinas e indústrias, até mesmo para projetos menores para aplicações em objetos do cotidiano. Sua funcionalidade é ampla e seu custo é baixo, por isso sua versatilidade é evidente para diversas aplicações.
História dos ímãs de ferrite
Magnetita, foi o primeiro ímã de ferrite usado pela humanidade. A pedra Magnetita é um artifício natural e funciona com a emissão de ondas eletromagnéticas. O material era muito utilizado em bússolas que exerciam um papel muito importante para grandes navegações da época.
Já no final do século XIX (século 19), os avanços tecnológicos em ocorrência dos ferrites começaram a se desenvolver. Sua consolidação ganhou força entre as décadas de 1930 e 1940, propiciando uma nova indústria com a criação das principais ligas e processos de produção.
A partir de 1960 o crescimento da manufatura de eletroeletrônicos fortaleceu exponencialmente as indústrias, que passaram a produzir com larga escala.
Propriedades dos ímãs de ferrite
Os ímãs permanentes, como também são considerados os ímãs de ferrite, são fabricados por prensagem úmida ou seca, às vezes por extrusão. Cada prensagem possui propriedades diferentes. A prensagem úmida fornece propriedades magnéticas mais fortes e a seca libera melhores tolerâncias dimensionais.
Os atributos de usinagem, presentes nos ímãs de ferrite, são característicos para que sejam cortados em diferentes formas e tamanhos. As ferramentas utilizadas para realizar os cortes são executadas com instrumentos de diamantes, pois as brocas padrão e todas as outras propriedades técnicas não funcionam, porque são eletricamente isolantes.
Os ímãs de ferrite são substanciados para fundir o pó e usinados em sua forma final. Tecnicamente os ímãs de ferrite possuem tolerâncias típicas em +/- 0,25mm, contudo a de +/- 3% também é utilizada.
Em outras palavras, as propriedades magnéticas dos ferrites são derivadas de sua estrutura cristalina. A ocupação dos átomos metálicos confronta os átomos de oxigênio com suas posições definidas.
Aplicações dos ímãs de ferrite
A indústria é a principal responsável por aplicar os ímãs de ferrite em objetos e equipamentos utilizados em nosso dia a dia. Separamos as utilizações mais comuns para os ímãs de ferrite:
- Alto-Falantes;
- Motores de Baixo Custo;
- Motores Elétricos;
- Geradores;
- Bombas;
- Buchas Magnéticas;
- Sistemas de Exploração;
- Temporizadores;
- Sensores Automotivos;
- Brindes;
- Reatores;
- Medidores;
- Usinas;
- Indutores;
- Lençol de borracha;
- Entre outros.
Com isso, torna-se evidente a importância dos ímãs de ferrite para o desenvolvimento de equipamentos e produtos ímpares para o cotidiano de todos, embora não pareça.
Quais são os benefícios dos ímãs de ferrite?
Pode ser que você não saiba, mas os ímãs de ferrite contribuem para a saúde. O campo magnéticos gerado pelo ferrite de Barion, com força magnética de 800 gauss, podem servir como terapia magnética, que por sua vez auxiliam na oxigenação e ativação da circulação sanguínea.
Além disso, existe a magnetoterapia que também conta como um benefício ímpar para quem utiliza este tratamento. A magnetoterapia permite manter o equilíbrio do corpo, atuando ativamente no sistema imunológico e ajudando a estabilizar o padrão genético das células.